.

MANIFESTO PELA MOBILIDADE EM ILHABELA.

Este é o nascimento de uma empresa com o foco na mobilidade urbana de Ilhabela. Uma cidade localizada em uma ilha tropical com mais de 83% de Mata Atlântica preservada e com pouco mais de 35.000 habitantes, chegando a 500.000 turistas/ano. Pelo Detran, temos aproximadamente 15.000 veículos emplacados da Ilhabela e pela DERSA, no Carnaval de 2017 tivemos um acesso pelas balsas de 38.000 veículos. A cidade é composta basicamente por uma avenida, que faz a ligação entre o Norte e o Sul.

-
img

O acesso da cidade é por mar, via São sebastião feito único e exclusivo pelo sistema de travessias de balsas operadas pela DERSA, tanto para pedestres/bicicletas, quanto para veículos.

E mesmo com o pensamento voltado a um transporte eficiente, nos alinhamos fortemente a sustentabilidade: sem emissão de dióxido de carbono e com a destinação correta das baterias quando essas chegam no fim da vida útil.

Com a entrada em vigor da Resolução 465/2013 do Contran, o Brasil finalmente equiparou as bicicletas elétricas com pedal assistido (pedelecs) às bicicletas convencionais, desde que respeitem algumas características. Até então pela resolução anterior, todas as bicicletas com auxílio elétrico eram equiparadas a ciclomotores.

Pelas novas regras, conforme parágrafo 3º:
I – potência nominal máxima de até 350 Watts;
II – velocidade máxima de 25 km/h;
III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar (pedal assistido ou pedelec);
IV – não dispor de acelerador ou de qualquer outros dispositivo de variação manual de potência;
V – estarem dotadas de: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados, pneus em condições mínimas de segurança.
VI – uso obrigatório de capacete de ciclista.

Trabalhamos em parceria com um grande fabricante nacional de bicicletas e mountain bikes elétricas, com pedal assistido e baterias de 250W e 350W, perfeitas para a geografia e relevo da ilha. Uma base da marca a 200m da Balsa (Barra Velha) com assistência da marca e suporte mecânico e um ponto de apoio do Hostel da Villa (Villa) e de transporte de bicicletas, Com uma base a 200m da Balsa (Barra Velha) e outra no centro histórico.

Utilizando bicicletas elétricas com pedal assistido equipadas com baterias de lítio de 350W. Com destinação garantida pelo fabricante das bicicletas, quando as baterias chegam no fim da vida, com o fim da vida útil da sem emissão de carbono e com destinação das e as novas diretrizes do Contram

Uma ação efetiva e que não sofre apenas com as horas de fila da balsa pelo sistema DERSA das balsas. Sofre também com o transito implacável nos finais de semana, feriados e períodos de férias escolares.

Bicicletas elétricas com pedal assistido:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4652013.pdf